sábado, 19 de maio de 2012

ÓLEO DE COCO X EMAGRECIMENTO

O óleo de coco está na moda por um simples motivo: ele ajuda a emagrecer!  Em uma pesquisa realizada na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o óleo de coco foi adicionado às refeições dos participantes. Eles não só apresentaram uma perda significativa de peso, como perderam sete vezes mais a gordura da barriga do que os outros!
Uma pesquisa também foi realizada na Universidade de Alagoas, Maceió. Os cientistas observaram um grupo de mulheres obesas entre 20 e 40 anos, por 12 semanas. Houve restrição de calorias, aumento de consumo de proteínas e fibras, e caminhas. Uma parte consumiu óleo de coco e, ao final dos trabalhos, apresentou maior nível de HDL (colesterol bom) e menor de LDL (colesterol ruim), assim como maior redução de medidas abdominais (ambos grupos tiveram redução do IMC – Índice da Massa Corporal.
Segundo a nutricionista Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, a gordura contida no óleo de coco retarda o esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade e diminuindo a fome. "Ele é fonte de TCM (triglicerídeos de cadeia média), uma gordura de fácil absorção que produz energia rapidamente. Por isso não chega a ficar estocada no organismo", explica a especialista.

E os benefícios não param por aí. O 
óleo de coco é termogênico (acelera a queima de gordura) e é um poderoso antioxidante. "O sobrepeso também é um acúmulo de radicais livres pelo organismo".
De acordo com Flavia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde (SP), o óleo de coco é também rico em ácido láurico, um tipo de gordura de ação antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária.
Apesar dessas pesquisas, há especialistas que afirmam não haver publicações confiáveis que comprovem a total eficácia do produto e, portanto, não se pode afirmar o poder do mesmo.
 DICAS PARA MELHOR EFICÁCIA DO ÓLEO DE COCO:
Quantidade ideal
Para quem deseja emagrecer: ingestão de até quatro colheres de sopa por dia. “Essa quantidade diminui o apetite e favorece a perda de peso, já que eleva o gasto energético do organismo. Quem segue dietas com restrição de gorduras deve começar com uma dose de meia colher de sopa ao dia e aumentar o consumo gradualmente”, pondera. O óleo de coco não é um medicamento e, sim, um alimento complementar. Sendo assim, é preciso consumi-lo todos os dias para perceber os benefícios.
Combinação com outros alimentos
 O óleo de coco virgem tem sabor agradável e pode ser consumido puro. Ou usá-lo em substituição ao óleo de soja ou canola, e ainda misturá-lo em sucos e vitaminas, como tempero para saladas ou na receita de bolos e doces.  Nas refeições ricas em carboidrato, o óleo de coco virgem pode diminuir o índice glicêmico da refeição, deixando o prato mais saudável. Entretanto, dependendo da quantidade usada, pode deixar resíduos do gosto adocicado que o óleo tem.
Óleo de coco X óleo de coco virgem
É importante ressaltar que os benefícios estão no óleo de coco virgem. O óleo de coco é dividido em duas categorias: refinado e virgem. A versão refinada é obtida a partir do coco seco (sem umidade), chamado de copra, e não mantém suas propriedades benéficas. O óleo de coco virgem é obtido, por processos físicos, a partir de cocos frescos (de casca marrom) e úmidos. O alimento passa pelas etapas de prensagem e filtração, preservando seus fitoquímicos naturais.
Cápsulas de óleo de coco virgem
As cápsulas de coco ainda necessitam de estudos clínicos para comprovar sua ação benéfica, pois a quantidade de óleo presente nas mesmas é insuficiente até mesmo para alterar os níveis de colesterol.
Demais indicações
O óleo de coco virgem é capaz de prevenir certas doenças. “De todas as gorduras vegetais, a de coco apresenta a maior concentração de ácido láurico - mesmo ácido graxo presente no leite materno. O óleo de coco virgem melhora a absorção dos nutrientes, elevando todas as defesas do organismo”. Ele também age na prevenção e no combate de fungos, como a cândida, e parasitas, como a giárdia, além de regular a função intestinal, combater a fadiga crônica e a fibromialgia e ajudar
 no controle da diabetes, já que não estimula a liberação de insulina.   

 ATENÇÃO – ÓLEO DE COCO, COMO DIZ O NOME, É GORDURA, PORTANTO CALÓRICO : 110 KCAL POR COLHER DE SOPA (13ML). Isso requer controle na quantidade de calorias consumidas durante o dia, ou o feitiço vira contra o feiticeiro. Seu consumo não é milagroso para perda de peso. Atividade física e controle alimentar devem fazer parte da rotina. Além disso, o excesso de gordura pode fazer mal ao fígado.
 SE você quer testar, não esqueça de associá-lo à atividade física e controle alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário