domingo, 25 de março de 2012

AFINAL, O QUE É MENOPAUSA?




Que coisa, fiz aniversário e estou mais perto dessa tal fase feminina. Todos dizem que é cedo para me preocupar, mas não concordo, pois A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO, já dizia minha avó.

Decidi pesquisar um pouco mais para saber como agir desde agora, pois receitinha e dicas é que não faltam.

A menopausa é a última menstruação espontânea das mulheres. Ocorre, pois os óvulos deixam de produzir as ovulações. Não havendo mais óvulos nos ovários, os hormônios ESTROGÊNIO e PROGESTERONA deixam de ser produzidos.

ESTROGÊNIO: é diretamente relacionado com o desenvolvimento dos órgãos sexuais femininos - o que difere a mulher do homem- é ele que nos dá todas as características femininas. Está em maior quantidade no corpo durante a primeira metade do ciclo menstrual e colabora para que o humor fique mais estável – ACHO QUE ESTOU EM FALTA DESSE HORMÔNIO, POIS...

PROGESTERONA:é mais relacionado à gravidez - responsável por preparar o útero para receber o embrião e produção do leite. Devido essa função, está mais presente na segunda metade do cilclo menstrual. É O GRANDE VILÃO DAS VARIAÇÕES DE HUMOR, DE CARÊNCIA E DE INTRSPECÇÃO, sendo o protagonista da famosa TPM – ESSE TENHO EM EXCESSO...

Geralmente a menopausa ocorre perto dos 50 anos de idade – antes dos 40 é considerada prematura (perimenopausa), depois dos 52, tardia (pós-menopausa precoce ou tardia). AI, ESTOU COM 43!

SINTOMAS: são variáveis de acordo com cada organismo. Os mais comuns são:

- ciclos menstruais irregulares – tanto nos intervalos, quanto no tempo e quantidade de sangramento;

- ondas de calor – fogachos a qualquer hora do dia, interferindo no sono (suores noturnos), causando fadiga, diminuição de memória, irritabilidade e humor depressivo.

-ressecamento de vagina;

- outros que o médico pode identificar.

MULHERES NESSE PERÍODO FICAM MAIS PROPENSAS À OSTEOSPOROSE, INFARTO DO MIOCÁRDIO E DERRAMES CEREBRAIS (agora fiquei com medo).

PREVENÇÃO:

- exames habituais como taxa de colesterol, triglicerídeos, glicose, mamografia e funcionamento da Tireóide;

- praticar atividades físicas regularmente;

-alimentação saudável - principalmente produtos à base de soja (dá-lhe HERBALIFE – ingrediente básico é proteína isolada da soja), chá de hortelã, inhame , mandioca, batata doce, linhaça.

TRATAMENTO: alguns médicos são favoráveis à reposição hormonal para aliviar os sintomas, outros não – SE OS PRÓPRIOS MÉDICOS NÃO SE ACERTAM, COMO VOU TER CERTEZA SE FAÇO OU NÃO? Quando chegar a época, é claro!!!!!!!!!!!!

CONCLUSÃO: não vou me estressar, já faço todas as dicas da prevenção – uso os produtos da HERBALIFE – praticamente todos, principalmente o Shake, a Proteína Isolada da Soja e o Herbalifeline(ômega 3). E se der fogachos, vou para frente do ventilador rsrssr.