segunda-feira, 5 de março de 2012

VAMOS MANTER A BOA FORMA DANÇANDO?

Dança de salão: esta é uma ótima forma para ficar em forma. A dança de salão é perfeita para casais mais velhos ou fora de forma. A coreografia exige que as pessoas ocupem toda a sala de dança com reviravoltas e uma postura impecável. Ela ajuda a melhorar o equilíbrio e a coordenação  Foto: Getty Images

Nem todos gostam de malhar. Alguns acham, inclusive, sacrificante irem à academia.

Para essas pessoas digo duas coisas:

- - não façam exercícios físicos se vocês não gostam – é pior começar e não dar continuidade; pior fazer algo com desgosto. Ao iniciarem atividades físicas, o corpo ganha um condicionamento que precisa ser mantido sempre, o que não ocorre com quem não tem persistência;

- - procurem algo que realmente dê satisfação e usem isso a favor de ganho de saúde e boa forma.

QUE TAL DANÇAR?

Vamos analisar alguns estilos de dança:

1- Dança do ventre: envolve teatro e sedução, mas a mistura rítmica dos quadris, abdômen, peito, ombros, braços e costas deixam o treino mais pesado. A dança usa todos os músculos do núcleo do corpo com o mínimo esforço sobre as articulações, por isso é perfeito para pessoas de todas as idades ou aquelas que têm alguma lesão, além de desenvolver a sensualidade e auto-estima. Queima até 400 kcal/h.

2- Ballet: ajuda a treinar a força e resistência de uma só vez. A sustentação e os movimentos graciosos permitem construir a força muscular e a resistência, e os saltos queimam as calorias. Enquanto os braços e as pernas da bailarina estão em movimento, o abdômen e as costas ficam responsáveis pela força e equilíbrio. A maioria dos estúdios de dança oferece aulas para adultos iniciantes com exercícios que focam na flexibilidade e no trabalho muscular.Queima até 550 kcal/h.

3- Zumba: é o melhor treino para queimar calorias e tonificar os braços. A dança, inspirada nas coreografias latinas, combina alta energia coreográfica com sequências repetidas, ideal para dar forma aos músculos das pernas e glúteos. Muitas academias e estúdios de dança oferecem aulas de Zumba. Outra opção é praticar a dança em casa, usando jogos de videogame. Queima até 500 kcal/h.

4- Salsa: animar a sua rotina de exercícios com um brilho latino pode ajudar a desenvolver força e resistência, além de criar planos para uma sexta-feira a noite, por exemplo. As sequências de passos esculpem as pernas e os glúteos. Além disso, a salsa ajuda a manter uma boa postura, fortalecendo a parte superior do corpo. Você queima muitas calorias durante a aula porque é uma dança bastante enérgica. Queima até 650 kcal/h.

5- Dança de salão: esta é uma ótima forma para ficar em forma. A dança de salão é perfeita para casais mais velhos ou fora de forma. A coreografia exige que as pessoas ocupem toda a sala de dança com reviravoltas e uma postura impecável. Ela ajuda a melhorar o equilíbrio e a coordenação. Em aula de dança de salão, você aprende Salsa, Bolero, Forró, Tango, Maxixe, Samba, Dance etc. Mas também pode procurar um estúdio para aprender apenas um dos estilos. Queima entre 450 e 750 kcal/h, dependendo dos estilos praticados e intensidade da aula.

6- Hip Hop: o Hip Hop combina elementos de jazz com movimentos de dança de rua. Movimentos típicos ajudam a soltar o pescoço, ombros e quadris, dão equilíbrio e, muitas vezes, são acrobáticos. Muitos dos passos são feitos com os joelhos dobrados. Treine bastante e mostre seus dotes para os amigos. Queima até 750 kcal/h.

7- Sapateado: o sapateado é uma mistura da dança irlandesa com passos do oeste africano, chamados gioube. Todas as batidas de pés ajudam a queimar gordura. A dança faz bem para o coração, resistência, força e equilíbrio geral. Além disso, mantendo o controle de todas essas combinações, a coreografia ajuda a trabalhar a memória e coordenação. Se você não quer começar as aulas em uma academia, treine em casa copiando o ritmo que ouvir batendo os pés e as palmas das mãos. Queima até 500kcal/h.

8- Pole dance: dança do poste- é uma forma artística que mistura dança e ginástica. Basicamente é uma dança sensual em um poste vertical. Exige força, resistência e flexibilidade. Realiza-se movimentos atléticos como escaladas, giros e inversões de corpo. Já é reconhecido como exercício, tanta aeróbico, quanto anaeróbico. Além disso, desenvolve a sensualidade e auto-estima. HOMENS TAMBÉM FAZEM! Queima até 650 kcal/h.

9- Jazz: dança que possui influência do ballet,dança contemporânea e hip-hop. Valoriza competências pessoais e utiliza vários estilos de músicas. Aula coreografada por profissionais da dança. Queima até 500 kcal/h.

AGORA BASTA ESCOLHER O ESTILO QUE MAIS AGRADÁVEL E DIVIRTIR-SE!