terça-feira, 17 de janeiro de 2012

DEFICIÊNCIA DE VITAMINAS E MINERAIS EM ADOLESCENTES

Muitas pessoas parecem não dar atenção à importância do hábito alimentar saudável. Os adolescentes, então, nem se fala. A quantidade de jovens que “torcem o nariz” para ingredientes verdes e reluta em comer frutas e legumes ainda é altíssima.

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública (Universidade de São Paulo – USP) constatou que jovens entre 14 e 18 anos apresentaram consumo inadequado de vitaminas A, C e E, assim como dos minerais cálcio, magnésio e fósforo, importantíssimos para a manutenção dos órgãos e ossos – todos abundantes em alimento saudáveis.

A falta desses nutrientes pode ocasionar doenças! A longo prazo, poderá aumentar o risco para desenvolvimento de câncer, problemas cardíacos e osteoporose: a falta de vitamina A pode comprometer a visão, causando cegueira noturna, e a integridade da pele, causando infecções; a deficiência de vitamina C contribui para o escorbuto; a de magnésio e cálcio, osteomalácia e raquitismo (problemas na formação óssea) em crianças. Sem contar a falta de concentração, ânimo, agilidade, energia...

O hábito de ingeri-los deve ser inserido pelos pais, desde cedo!

Outro motivo para a deficiência nutricional é pular ou trocar refeições - dorme muito, pula café da manhã (rica em cálcio nos laticínios) ou lanches ricos em carboidratos e gorduras no lugar de almoço rico em verduras e legumes.

Alguns indivíduos absorvem e armazenam essas substâncias com mais facilidade que outros.

Em crianças é mais fácil adotar a alimentação saudável, basta usar a imaginação. Nos mais velhos, além da inserção de frutas, verduras e legumes, uma suplementação auxilia o organismo a funcionar melhor, pois, convenhamos, eles não vão adotar tais hábitos da noite para o dia.

PS – A Luísa (minha filha de 15 anos, para quem não conhece) toma 2 tabletes de Multivitaminas e Minerais da Herbalife diariamente. Assim não me preocupo se a porção de espinafre que ela comeu foi insuficiente. É claro que os adultos da família também fazem uso! EXPERIMENTE, VALE A PENA NÃO TER PREOCUPAÇÕES FUTURAS!