sexta-feira, 1 de outubro de 2010

FIBROMIALGIA: O QUE É?

É impressionante como algumas pessoas não levam a sério o drama dos portadores de fibromialgia.
Antigamente era normal confundir os sintomas deste distúrbio com "frescura". Mas hoje? Com tantos estudos sobre o assunto?
Eu trabalhei com uma portadora alguns anos atrás e, no momento, estou com uma aluna que sofre do mesmo problema.
PORTANTO, hora de entendermos tal "doença"!
Na verdade, fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à sensibilidade da pessoa frente à dor. Envolve músculos, tendões e ligamentos. Isto é, qualquer contração muscular mais forte pode provocar dores como se a pessoa houvesse levado uma "surra de sarrafo".
É mais comum em mulheres e, geralmente, diagnosticada na meia-idade.
Além de dores, ocorre cansaço, problemas para dormir, dor de cabeça, problemas de memória e raciocínio, formigamento pés e mãos. Em determinados pontos do corpo, a sensibilidade é maior, isto quer dizer que, um apertão mais forte nestes pontos, pode desencadear crises.
As CAUSAS são desconhecidas, mas pode ser por doenças graves, traumas emocionais ou físicos, alterações hormonais, estresses e musculatura fraca.
É HEREDITÁRIO!
O TRATAMENTO é difícil. Todos devem estar familiarizados com o problema: médico, fisioterapeuta, professor de ed. física e até a família. Os portadores devem tomar medicamentos prescritos (analgésicos, ralaxantes e antidepressivos), dormir bem, alimentar-se corretamente e fazer exercícios físicos.
Aqui entra meu trabalho. O ideal são exercícios aeróbicos (são mais eficazes para aliviar as dores e melhorar o sono) - caminhada, natação, hidroginástica - e alongamento (o "postural", pois trabalho de flexibilidade pode desencadear crise pelo excesso de "estiramento").
No início, os exercícios aumentam um pouco a dor, mas a prática regular alivia os sintomas. Basta tomar cuidado para não exagerar nas cargas, nem no tempo de exercícios.
PEÇA AJUDA AO TEU TREINADOR FÍSICO!