quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

resposta à pergunta da Taynna

Na postagem "barriga chapada parte II", Taynna fez uma pergunta sobre aeróbico antes, ou depois da musculação. Taynna, tua linha de pensamento está correta, o aeróbico antes eleva a frequência cardíaca, fazendo com que teu treino de musculação queime mais calorias, mas ñ necessariamente entrará na queima de gordura corporal(nossa energia reservada). Lembre-se que leva um tempo antes de iniciar o uso de gordura corporal como energia. Para que tu chegues no depósito de massa gorda, a frequência deve ser mantida num percentual mínimo (na avaliação física isso pode ser calculado), o que ñ ocorrerá se tu saíres da esteira, fizeres um exercício e descançares tempo demais. Para que tu mantenhas a frequência cardíaca no mínimo ideal p/ti, ñ pode haver pausas muito longas(nem médias- rsrsrs); o intervalo deveria ser curtíssimo. Porém isso ñ acontece. Conversas, revezamento no aparelho com colegas, distrações etc, atrapalham o treino de queima, pois baixam a frequência.
Nem todos os profissionais concordam com essa técnica do aeróbico depois do treino de força, mas isso ñ é coisa de minha cabeça. Fizeram pesquisas; testes. As pessoas que treinaram musculação antes do aeróbico perderam um percentual maior do que o grupo que fez aparelhos depois. A conclusão dos pesquisadores foi que a musculação queima a energia muscular e quando entraram na esteira(sem pausa entre ambos os trabalhos) a queima de nossa energia reservada iniciava mais rápido.
Uma boa tática p/a frequência ñ cair durante o treino muscular, é revezar entre 2 aparelhos(ex:peito e extenção) e ir p/esteira/transport por alguns minutos - cujo tempo depende de cada aluno. Funciona muito.
MAS, LEMBRE-SE: estamos falando de treino p/emagrecimento. Quem faz treino de hipertrofia é outro esquema. Quem quer um bom ganho de massa magra, precisa organizar melhor seu treino. Neste caso, faz-se, inclusive, a sugestão de separar os treinos (ex: corrida num horário; musculação em outro.
Não sei se te ajudei muito, mas vou te dizer que testei e aprovei este método. Eu fazia o treino de Pump e depois ia p/transport por no mínimo 20 minutos. A resposta que tive foi muito maior. EU aprovei e passo esse treino p/meus alunos de personal. No entanto o que sempre digo a quem conversa comigo é: FAÇA O QUE TU TE SENTES MELHOR. Já aconteceu de ter alunos que ñ se adaptaram, então mantivemos o treino tredicional.
Converse com tua instrutora, experimente. Porém, como tu fazes treino de corrida, teu esquema tbm é outro. bjk