quinta-feira, 5 de abril de 2012

O FUTURO EM DUAS RODAS

O vento no rosto, a sensação de liberdade! Pedalar e sentir os batimentos cardíacos acelerados. Andar de bicicleta é, definitivamente, uma atividade prazerosa. Além de não poluir, queima muitas calorias e está se tornando sinônimo de um estilo de vida moderno.
Em cidades pequenas, muitas pessoas, independentemente da classe social, usam a bicicleta como meio de transporte. Em cidades maiores, o número de usuários tem aumentado, mesmo com a infraestrutura ainda ser precária, pois tudo é uma questão de MUDANÇA DE HÁBITOS e OTIMISMO.
Pontos positivos em trocar o transporte motorizado pela bicicleta:
1- Maior atividade física – além de fortalecer a musculatura, principalmente membros inferiores, é um ótimo trabalho aeróbico, auxiliando a alcançar e manter a boa forma. A média de calorias consumidas por hora no ciclismo tipo recreação (não profissional) é de 420 pelas mulheres e 550 pelos homens.
2- Mais disposição e agilidade – como toda atividade aeróbica, o aumento de oxigênio na circulação sanguínea, faz a pessoas ficarem mais alertas e terem mais rapidez de raciocínio, além de movimentos mais rápidos.
3- Rapidez no percurso – o caminho percorrido ficará menor, podendo ser cortado atravessando praças etc.
4- Menos despesas – o gasto maior será o inicial, depois, somente com manutenção e pneus. Sem combustível, IPVA, manutenção do carro, seguro, estacionamento etc. Sobra dinheiro para pegar táxi, quando necessário.
5- Menos poluição - é um “transporte verde”. Segundo pesquisas, o índice de gás carbônico liberado por veículos motorizados aumentou 283% em 30 anos no Brasil. Em 1980, foram lançados 60 milhões de toneladas do poluente na atmosfera; em 2009 esse número chegou a 170 milhões de toneladas.
6- Menos congestionamento – facilitando, inclusive, serviços de emergência, como ambulância, bombeiro etc.
Existem bicicletas para todos os gostos:
1- URBANA - normalmente aro 700. Confortáveis, com geometria voltada para comodidade e estabilidade, mantendo o ciclista mais em pé. Boa para percursos longos e com rendimento satisfatório em asfalto. Podem ter pára-lamas, farol, lanterna, bagageiro etc.
2- URBANA FEMININA - com desempenho de quadro específico para mulheres. Alguns modelos são com aro 26 polegadas.
3- URBANA SIMPLES – uma tendência atual. Bicicleta simples, normalmente sem marchas (single speed), quadro de aço e rodas 700. Leves e rápidas para uso em cidade. Existem em versão feminina.
4- DOBRÁVEIS – para uso em cidades. Confortáveis e ágeis no uso urbano. São leves e práticas. Quando dobradas, são fáceis de carregar. Geralmente são vendidas com bolsa de transporte. Ideal para quem precisa pegar o metrô.
5- MOUNTAIN BIKE (MTB) – pneus largos e aros 26 e 29. O quadro é reforçado e a altura do guidão é intermediária. A relação de marchas é maior, desde as pesadas até as mais leves, próprias para subidas. Os modelos variam muito. Ideais para trilhas e cicloturismo, mas também podem ser usadas para locomoção e lazer na cidade.
6- SPEED, BICICLETA DE CORRIDA, BICICLETA DE ESTRADA – específicas para uso em asfalto, de preferência em estrada. As rodas são leves, com pneus finos e pressão muito alta. Tem pouca aderência ao solo, o que requer técnica e prática. Aceleram rápido, mantêm velocidade rápida facilmente. Não é recomendada para ciclistas iniciantes, uso urbano ou piso escorregadio. Com versões femininas.
AGORA, BASTA ESCOLHER A QUE MELHOR SE ADAPTA ÀS SUAS NECESSIDADES E COLOCAR AS PERNAS PARA FUNCIONAR!