quarta-feira, 6 de novembro de 2013

SUSTO: CISTO OVARIANO





Após vários adiamentos, fui fazer os exames ginecológicos rotineiros: MAMOGRAFIA, ECO MAMÁRIA E ECO PÉLVICA.
Surpresinha, um cisto no ovário.
Na verdade, não fiquei preocupada, pois é comum mulheres apresentarem esse problema entre 20 e 35 anos (concordo...já tenho 44).
Ainda não mostrei os exames à médica, mas decidi me informar um pouco mais.
O cisto ovariano é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário. Qualquer folículo ovariano que apresente diâmetro maior do que dois centímetros, recebe a classificação de cisto ovariano. Eles podem ser benignos ou malignos e nem sempre necessitam de tratamento.
Geralmente não apresentam sintomas, portanto apenas exames podem constatá-los. Entretanto, alguns necessitam de tratamento cirúrgico para sua remoção.
As causas dos cistos nos ovários não são totalmente esclarecidas, mas se sabe que as alterações hormonais podem estar relacionadas a eles.
O cisto no ovário não causa infertilidade, mas a mulher pode ter dificuldade em engravidar devido às alterações hormonais. Com o tratamento, os cistos tendem a diminuir ou desaparecer fazendo com que a mulher retorne ao seu ritmo hormonal normal e facilitando a fertilização.

Tipos de cistos no ovário
Existem dois tipos de cistos ovarianos e suas subdivisões, que são os cistos funcionais (fazem parte do processo normal de menstruação) e os cistos dermóides.

Cistos Funcionais

  • Cisto folicular: é o mais comum. Se forma quando não há ovulação ou quando o óvulo não sai do ovário durante o período fértil, resultando em seu crescimento (o cisto). Normalmente sua formação ocorre durante a ovulação e pode alcançar o diâmetro de 5,8 centímetros. Apresenta parede delgada preenchida por fluido claro. Sua ruptura pode ocasionar forte dor no lado do ovário em que apareceu. Essa dor aparece durante o ciclo menstrual, durante a ovulação. Geralmente, este tipo de cisto não gera sintomas, desaparecendo sozinho dentro de meses.
  • Cisto de corpo lúteo: se forma após a liberação do óvulo, transformando-se no corpo lúteo. Se a mulher não engravida, ele regride desaparecendo sem tratamento este tipo de cisto é funcional e pode romper no período da menstruação, levando até três meses para sumir completamente. Porém, este pode encher-se de fluido ou sangue e se expandir tornando-se um cisto e permanecer no ovário. Normalmente não causa sintomas, nem gera riscos para a gravidez. Todavia, ele pode crescer até 10 centímetros de diâmetro e sangrar ou torcer o ovário, causando por pélvica ou abdominal. Em mulheres que utilizam a pílula anticoncepcional, normalmente não há a formação desse tipo de cisto.
  • Cisto hemorrágico: ocorre quando há sangramento da parede do cisto para o seu próprio interior. Pode haver dor abdominal do lado em que se encontra. Este pode vir a romper, liberando o sangue para a cavidade abdominal, causando muita dor. Normalmente não se faz necessária realização de cirurgia, mesmo quando há o rompimento do cisto.
cistos dermóides
  • Cisto endometrióide: é formado quando um pequeno pedaço de tecido endometrial sangra, desprende-se e cresce no ovário. Quando há o rompimento desse cisto, o material alcança a pélvis, superfície uterina, bexiga e intestino. O tratamento para este tipo de cito pode ser cirúrgico ou médico.
  • Cistos patológicos: outros cistos são patológicos, como por exemplo, os encontrados na síndrome dos ovários policísticos ou aqueles associados a tumores. Esta síndrome está relacionada com infertilidade, sangramento anormal, aumento na incidência de perda fetal e de complicações durante a gestação.
  • Cisto adenoma: Cisto ovariano benigno, que deve ser retirado através de laparoscopia.

Sintomas de cisto no ovário

Geralmente os cistos nos ovários não causam nenhum sintoma, porém, alguns podem causar problemas como ruptura, sangramento, torção ou dor:
  1. dor na região pélvica;
  2. dor durante as relações;
  3. atraso da menstruação;
  4. aumento da sensibilidade nas mamas;
  5. sangramento vaginal fora do período menstrual;
  6. aumento de peso;
  7. enjôos e vômitos;
  8. cansaço fácil;
  9. dificuldade para engravidar.

Como é diagnosticado
O diagnóstico do cisto no ovário pode ser feito através de exames como palpação da região pélvica, ultra-sonografia transvaginal, tomografia computadorizada e ressonância magnética. 
Após a identificação do cisto no ovário o médico ginecologista também poderá solicitar exames de sangue como o CA 125 para verificar se o cisto está relacionado ao câncer de ovário.

Tratamento para cisto no ovário

O tratamento para cisto no ovário varia conforme o tipo de cisto que a mulher possui visto que muitos desaparecerão espontaneamente. Em alguns casos o ginecologista poderá realizar uma cirurgia para retirada dos cistos por meio da laparoscopia.
Na maior parte das vezes o cisto no ovário não pode virar um câncer, mas o ginecologista poderá esclarecer qualquer dúvida numa consulta.

UFA... O esquema é esperar para que a médica analise meus exames, dando o seu parecer.