sábado, 20 de março de 2010

O QUE É QUINUA?

Mtos alunos têm me perguntado sobre esse grão e seus benefícios p/quem treina.
É ótima fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicêmico, possue gordura saudável, muitas vitaminas e minerais. Atende às necessidades do organismo: 20 aminoácidos diferentes, incluindo METIONA e LISINA (que formam a proteína completa - exclusividade de alimentos de origem animal).
Esbanja ômega 3 e 6 - gorduras do bem que protegem as artérias.
Controla liberação de glicos, impedindo mudanças de açúcar no sangue, retardando a fome.
Ñ contém gluten (p/os aléergicos).
Excelente para aumentar e manter volume muscular e, consequentemente, acelerar o metabolismo queimando mais calorias.
Como é completa e de fácil digestão, é ideal p/quem pega pesados nos exercícios. Ótima p/quem ñ come carne, ou quer reduzir seu consumo.
Estudos feitos em Belo Horizonte mostraram que a quinua possue o mesmo poder de aumentar a massa magra que o suplemento protéico WHEY PROTEIN. Pode-se fazer um rodízio entre ambos.
Faça um suco de 2 colheres de quinua batida com suco de fruta. Tome de 30 a 45 min antes do treino e outro copo logo após.
O preço é meio salgado, mas como o volume triplica após seu cozimento, vale a pena.
DÚVIDAS? DEIXE-AS POR ESCRITO NAS OBSERVAÇÕES.

DESCOBRI QUE...

A cenoura engorda mais cozida que crua. O cozimento desestrutura o amido do legume aumentando seu IG (ÍNDICE GLICÊMICO). Quanto mais tempo na água fervente, maior o IG.
Decidi, então, pesquisar mais sobre os alimentos crus e seus benefícios e constatei que muitos legumes sofrem esse processo.
Os alimentos crus preservam minerais e vitaminas (A,E e C) responsáveis pelo metabolismo de proteínas e carboidratos. Dão maior sensação de saciedade por possuírem mais água e fibras. Dificultam o acúmulo de gordura abdominal, pois a grande quantidade de fibras retarda a absorção do carboidrato, fazendo com que a glicose (formada pela síntese do mesmo) demore p/chegar ao sangue, consequentemente, que o organismo produza menos insulina - é essa que, em excesso, produz gordura abdominal - INTERESSANTE, NÃO É?
O abacaxi e o mamão papaia possuem compostos que auxiliam na quebra de proteínas, acelerando o metabolismo do organismo, emagrecendo. Ñ quer dizer que sozinhos emagreçam (na verdade possuem poucas calorias, ñ engordando), portanto nada de dieta a base de abacaxi, mas consumir a fruta num churrasco é mto bom.
MAS... Brócolis, couve-flor, repolho e couve-de-bruxelas (com hífen, ou sem?) crus possuem compostos que se unem à proteína, dificultando a digestão e causando gases, estufamento e até problemas na mucosa gástrica. Nada de salada de repolho no churrasco, rsrsrsrs.
DICA: inclua 70% de vegatais e frutas crus em sua dieta - isso aumenta o nº de enzimas e nutrientes no organismo, fazendo o pâncreas e fígado eliminarem mais toxinas e transformando a gordura corporal acumulada em energia mais rápido.
VIRAM COMO Ñ É APENAS A QUESTÃO DE VEGETAIS E FRUTAS TEREM MENOS CALORIAS.
BOM PROVEITO! Vou comer um mamãozinho agora...E com linhaça. bjks