terça-feira, 24 de abril de 2012

CAUSOS DA FARMÁCIA - CURIOSIDADE

Faz tempo que não conto nenhuma curiosidade da farmácia. Acontece que nada mais é novidade. Sempre acontecem coisas, mas o dia-a-dia torna tudo normal para os funcionários.
Uma de minhas funções é revisar os receituários que foram dispensados no dia anterior. Desde se a medicação está na lista dos fornecidos, até se o médico preencheu corretamente (pois em caso negativo de ambos, a receita não poderia estar ali).
Em minhas férias (janeiro) ninguém conseguiu fazer esse trabalho, que venho tentando pôr em dia desde então.
Hoje, revisando essas dispensações de janeiro, achei uma receita que forneceram 2 tubos de nistatina creme vaginal, a questão é que não há esse medicamento na listagem, apenas solução oral (líquida). Tentei de todos os modos descobrir o que realmente foi dado à paciente. Nem me passou conferir se foi nistatina líquida, pois achei inadmissível a paciente não se dar conta que recebia vidro com suspensão em vez de tubo com creme.
ACREDITE... Ela levou os vidros com o líquido.
AGORA EU QUESTIONO: como se passa uma consulta desse tipo, onde a paciente sequer sabe o que realmente tem que usar. Pois essa é a única explicação: ela nem sabia qual o tratamento que faria e aceitou o medicamento que lhe forneceram sem questionar. Concordo que o atendente errou, mas o paciente tem que saber o que fará com sua saúde.
OUTRA DÚVIDA: como a paciente aplicará o líquido? Com seringa? Com algodão? Ou, na pior das hipóteses, ficará de cabeça para baixo para virar o líquido no local que taria que aplicar o creme? kkkk
Brincadeiras a parte, quero acreditar que, ao chegar em casa, a senhora em questão tenha se dado conta do erro - entretanto até hoje (abril) ela não veio reclamar.

É MOLE OU QUER MAIS? Vou me aposentar e não vou ver tudo, e olha que só tenho um ano de casa.