domingo, 24 de junho de 2012

TREINAMENTO FUNCIONAL


TREINAMENTO FUNCIONAL

Atualmente, a modalidade “Treinamento Funcional” tem sido muito comentada dentro e fora de academias.
Apesar de não ser uma atividade recente, a atual preocupação com saúde física e mental tem deixado-a em evidência.
No sentido da saúde, corpo é aquele que se atualiza, se recria, se reinventa. Adaptações a problemas posturais, gestos que criam lesões, funções que se alteram e acompanham o “envelhecer do indivíduo” são comuns a todos.
A busca tem sido em busca de um trabalho que gerem possibilidades de transformações. Corpos que possam ser cuidados, mas que também cuidem de si; práticas que estimulem apropriação do próprio corpo e estruturas, mas para preservar a si mesmo; terapêuticas que promovam um aumento de possibilidades de movimentos, mas que gerem prazer, função e sentido.
A Ginástica Funcional encontra-se nessa direção.
Paul Chek desenvolveu um sistema de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno, são eles os movimentos de: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.

Os movimentos propostos durante as aulas exercitam habilidades motoras desde as mais simples às mais complexas, em diferentes contextos posturais, com diferentes materiais e em diferentes relações de tempo e espaço, levando o indivíduo a compreender melhor seu corpo com suas possibilidades e seus limites, a encontrar os movimentos que lhes são mais confortáveis e a aumentar seu próprio potencial de saúde.
Exercícios com resistência mais livres e dinâmicos, em grupos ou individuais com o auxílio de elásticos, molas, bolas, bastões e etc. Com propostas de tonificar-flexibilizar, fortalecer-relaxar, coordenar as tensões musculares, atualizar os ajustes posturais, aumentar a mobilidade e a qualidade de suas articulações, integração de seus segmentos e harmonização do organismo em seus sistemas de funcionamento.

O treinamento funcional trabalha grande parte dos músculos do corpo num único exercício, queima muitas calorias e desenvolve a coordenação motora.




 A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.
Os exercícios são indicados para idades a partir da adolescência e para todos que desejarem saúde

Valências físicas do treinamento funcional: o treinamento funcional visa trabalhar as valências físicas de forma equilibrada, tais como:
  Equilíbrio;
  Força;
  Flexibilidade;
  Resistência;
  Coordenação;
  Velocidade.

Componentes do Programa de Treinamento Funcional:
  Treinamento do Core - Algumas linhas de pesquisa sobre treinamento funcional referem-se ao treinamento do core - um programa de exercícios físicos que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma ótima produção, transferência e controle da força e movimento. Desta forma o produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pélvico-quadril é a estabilidade do centro corporal (core). Principais músculos envolvidos:  Multífidos (músculos da goteira vertebral-paravertebrais),  Transverso do abdômen, Oblíquo interno,  Períneo e Diafragma.
  Treinamento de equilíbrio estático e dinâmico
  Treinamento de Força Muscular (força e potência)
  Treinamento de Flexibilidade
  Treinamento Aeróbico