sábado, 12 de janeiro de 2013

NOVIDADE: CHIA PARA AFINAR CINTURA


São vários os grãos que proporcionam benefícios a saúde e auxiliam no emagrecimento: linhaça , quinua e amaranto entre outros.
 Entretanto, a pouca mais de um ano, a CHIA foi incluída nessa lista com proporções maiores de ômega-3 e fibras, além de uma boa dose de proteína.
A semente é originária da planta “Salvia Hispanica L”, cultivada na Bolívia, México, Chile e, atualmente, no Brasil.
Carrega  leucina, valina, lisina, metionina e vários outros aminoácidos essenciais que formam uma boa proteína. O destaque é para a concentração de “glutamina”, aminoácido usado em suplementos ara aumentar a resposta muscular após atividade física. Sem contar que a proteína dá maior saciedade, auxiliando perda e manutenção de peso, e facilitando o ganho de massa muscular. Por isso, quem quiser ficar sarado, consumi-la após malhação.
O nome, de origem asteca, significa oleoso. Possui uma grande quantidade de ácido alfalinolênico, pertencente ao grupo do ômega 3. É uma  gordura com ação anti-inflamatória, deixando as células menos propensas a estocar a gordura que não é saudável.

O efeito antifome deve-se especialmente à quantidade de fibras insolúveis e solúveis – 35,9 g em cada 100 g de semente. Ao entrar em contato com a água, no intestino, as fibras aumentam 12 vezes o tamanho, assim a digestão fica mais lenta, aumentando  a sensação de saciedade, demorando mais  a sentir fome e consumindo até 20% menos de calorias diárias. Além disso, por absorver muita água, o grão prolonga a hidratação do organismo.
Também é fonte de cálcio, ferro, magnésio, zinco, fósforo e potássio,  diminuindo a perda óssea,aumentando a resistência física para exercícios e, se consumida junto com Vitamina C, reforça a imunidade. Possui 15% mais magnésio que o brócolis e 8% mais ômega-3 que o salmão.
APRESENTAÇÃO E CONSUMO:
-farinha: concentra fibras e proteínas da semente, mas sem o desejado ômega-3. Pode substituir parte da farinha de trigo de receitas para redução de índice glicêmico, principalmente para diabéticos, ou misturada em sopas, iogurtes , sucos etc.
-cápsulas: carrega apenas o óleo ômega-3, mas não é fonte de fibras e proteínas. Reduz processo inflamatório e reforça sistema imunológico. Faz bem para o coração, pele e memória. Prescrição de acordo com necessidade por nutrólogo ou nutricionista. 4 cápsulas= 18 kcal.
-sementes: com todos os nutrientes: proteína, fibras e ômega-3. Sua casca é mais macia que a da linhaça, facilitando a mastigação. Não precisa ser guardada na geladeira. No estômago, vira uma espécie de gel, forrando-o. 2 colheres de sopa, ou 6 de chá, por dia; preferencialmente no começo das refeições para chegar com menos fome no prato principal. 1colher sopa=47 kcal.
DICAS:
-combinar ou alternar com linhaça para variar o cardápio;
-não consumir além do recomendado por ser calórica;
-praticar atividades físicas e manter uma dieta saudável são indispensáveis para garantir a queima de gorduras;
-consumir muita água para potencializar os objetivos, principalmente os das fibras;
-deixar a semente de molho na água por 40 min e, quando formar um gel, misture em suco de uva sem açúcar, fazendo uma espécie de sagu. Consumir no café da manhã ou lanche do final da tarde para evitar abusos nas principais refeições do dia.
ALGUMA DÚVIDA? DEIXE SUA MENSAGEM E TROCAREMOS IDEIAS!