quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ALONGAMENTO X FLEXIBILIDADE

Tenho notado que algumas pessoas confundem os termos "alongamento" e "flexibilidade", achando, até, que é tudo a mesma coisa.
Pois, cabe a mim esclarecer as ideias, afinal , minhas aulas são de ALONGAMENTO FUNCIONAL, que visa o bem estar das áreas envolvidas em restrições. Ex: hérnia, artrose, contraturas, estresses etc. A flexibilidade pode ser uma consequência positiva nestas aulas.
FLEXIBILIDADE: é o grau de amplitude de um movimento na articulação ou grupo de articulações. Uma pessoa pode ter ótima flexibilidade nos ombros, mas péssima nos joelhos. Varia de pessoa à pessoa. A aula visando aumento de flexibilidade trabalha no limite máximo de amplitude articular e, consequentemente, dos músculos e tendões envolvidos, forçando-os para maior evolução a cada exercício.
ALONGAMENTO: é o conjunto de técnicas e exercícios usados para manter ou aumentar a amplitude dos movimentos. Visa soltar os tecidos moles (músculos e tendões) sem estressar as articulações. Como consequência, poderá haver aumento de flexibilidade, pois músculos mais relaxados facilitarão aumento de amplitude articular.

FATORES QUE INFLUENCIAM DURANTE O ALONGAMENTO:
* idade: quanto mais velha, menos flexível (acho que vocês já sentiram isso, não é mesmo?);
* sexo: mulheres têm os tecidos menos densos, portanto são mais flexíveis (acharam que fosse o nº de vezes que transam por semana, hein; apesar que, pensando bem, isso tbm, influencia);
* individualidade: cada um no seu limite (cada um no seu quadrado);
* tonicidade muscular: quanto mais firmes os músculos, mais difícil alcançar a flexibilidade (basta ver como halterofilistas têm pouca flexibilidade- precisam alongar mais);
* hora do dia: o ideal é entre 11 e 13 horas. Antes, os músculos estão frios e "preguiçosos"(falando no popular). Depois, começam a se contrair involuntariamente pelo estresse do dia-a-dia, chegando ao final da tarde "rijos" e difíceis de alongar;
* temperatura do ambiente: o frio reduz a elasticidade muscular, portanto no verão somos mais flexíveis;
*IMPORTANTÍSSIMO: respiração: oxigênio solta as fibras musculares, ou seja, inspirar profundamente e expirar lentamente, soltando o gás carbônico e todas as porcarias que têm dentro de vocês deixará o músculo mais relaxado para ser alongado.

REFLEXO DO ALONGAMENTO: Quando exageramos no estiramento das fibras musculares, o reflexo neural envia sinal para os músculos se contraírem, impedindo de ocorrer lesões. Portanto é preciso entender o próprio corpo e respeitar seu limite, ou acabará contraindo o músculo que tanto quer alongar e relaxar.

AGORA, BASTA RELAXAREM, RESPIRAREM FUNDO E BOA AULA!