terça-feira, 25 de outubro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA MASTIGAÇÃO

Um estudo realizado na Escola de Saúde Pública da Harbin Medical University (China), mostrou que tanto homens com peso saudável, quanto obesos consumiram menos calorias (cerca de 12%) em uma refeição de meia hora, sem restrições, quando mastigam mais os alimentos.
Pesquisas posteriores já associaram a mastigação lenta ao peso saudável. Há uma teoria que mastigação lenta proporciona acesso mais fácil aos nutrientes que o corpo necessita, permitindo um consumo menor de comida para tal.
Aparentemente, a mastigação desempenha o papel importante nos hormônios intestinais e, consequentemente, influenciando no consumo de energia - a fome é geralmente, controlada por sinais hormonais (inclusive os da grelina - estimula a sensação de fome). Quanto maior a mastigação, menor os níveis de grelina após a refeição, mais demora para sentir fome novamente. É possível que quanto mais tempo o alimento ficar na boca antes de ser engolido, menos grelina será liberada.
Na pesquisa, os indivíduos que mastigaram cada porção de 10 gramas da mesma comida 40 vezes consumiram 11,5% menos calorias que aqueles que comeram a mesma coisa, mas mastigaram menos.
Portanto, nas refeições em que não fizermos o uso do Shake Herbalife, além de consumirmos 2 tabletes de Fiberbond para retermos parte das gorduras consumidas, devemos mastigar lentamente e mais vezes. Assim liberamos menos hormônio da fome e teremos saciedade por mais tempo.

BOM APETITE e PACIÊNCIA!