segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ERROS DURANTE O TREINAMENTO

Como ninguém sabe que sou professora de Educação Física na academia onde estou treinando, fica muito fácil analisar o modo como os professores atendem seus alunos, corrigindo-os - na maioria das vezes não o fazem.
Já que não posso me meter, passo para vocês os erros mais comuns que visualizo enquanto treino.
1- EXAGERO NAS CARGAS- peso em excesso pode machucar. É muito melhor carga moderada onde você sinta o esforço sem sofrimento extremo. Veja meu caso: estou com síndrome do piriforme (inflamação na região glútea que pressiona o ciático, provocando muitas dores) por ter, durante anos, exagerado nas cargas, principalmente caneleiras em trabalhos de glúteos.
2- CARGA INSUFICIENTE - mas não vamos exagerar: pouco peso não estimula a musculatura e desestimula. Tenho impressão que há pessoas que vão à academia só para fazer grau ou paquerar rsrsrsrs.
3- FAZER OS MOVIMENTO RÁPIDO DEMAIS - a velocidade ideal é nem muito lenta, nem muito rápida, para alcançar todas as fibras do grupo muscular trabalhado, estimulando-os na medida certa.
4- NÃO DESCANSAR ENTRE AS SÉRIES - também não tenho mito tempo para treinar, mas fazer tudo correndo para executar mais exercício é perigoso. O corpo precisa se ajustar a um novo esforço, assim o rendimento é maior.
5- FAZER TUDO QUE É AULA NO MESMO DIA - Jesus! Tem pessoas que passam o inverno na maior folga e comilança, maas quando esquenta, querem tirar o atraso. Coitado do corpo desse ser: certamente reclamará, fazendo com que seu dono pare de vez. O ideal é não deixar o corpo cair em rotina, treinando todos os dias, alternado o tipo de aulas.
6- ESQUECER DA POSTURA CORRETA - Até começam com a postura correta, mas, no decorrer da série, começam a sentir o esforço e usam todo o corpo para fazer um exercício que seria apenas de um grupo muscular. Quando noto, a pessoa está completamente "corcunda" rsrsrrs.
7- NÃO AQUECER - concordo que não é necessário fazer um super aquecimento antes do treino, mas no mínimo, aquecer executando o exercício com pouca carga e algumas repetições a mais, pois o aquecimento melhora a circulação sanguínea, preparando melhor a musculatura para o esforço.
8- NÃO ALONGAR DEPOIS - o alongamento de final do treino deve ser leve, o suficiente para liberar os vasos sanguíneos e artérias para fluir a circulação, proporcionando mair recuperação. também é importante para não deixar o músculo "embolado" - o que faria a pessoa perder a flexibilidade e correr o risco de ter lesões.
9- BEBER POUCA ÁGUA - é preciso repor o líquido perdido durante a atividade física, ou o organismo pode desidratar e os exercício não renderem nada.
10- NÃO COMER NADA APÓS OS EXERCÍCIOS - consumir algo balanceado, após os exercício, favorece a reconstrução muscular, recuperando energia e acelerando o metabolismo (caso contrário haverá mais dificuldade de queimar as "bordas de catupiri".

Então? Você está fazendo tudo direitinho? Que bom, é sinal que está prestando atenção no seu instrutor e respeitando os sinais que seu corpo dá.

TENHA UM ÓTIMO TREINO!!!!!!!!