domingo, 23 de dezembro de 2012

DIAGNÓSTICO: HIPOTIROIDISMO (HIPERTIROIDISMO)




É impressionante como a combinação idade e redução radical de atividades físicas podem trazer surpresas não muito boas.
Quando fui nomeada na prefeitura, larguei as academias em que trabalhava e mantive alguns alunos de personal, deixando-me com pouquíssimo tempo para treinar. O ganho de peso foi inevitável, mas, com o uso da suplementação HERBALIFE, eu consegui perder os 6 quilos extras em menos de dois meses.
A primeira descoberta negativa foi artrose e discopatia degenerativa na cervical (já estabilizada).
A última novidade: HIPOTIROIDISMO – descoberta devido ao ganho de peso constante, apesar do controle alimentar, do uso diário da suplementação Herbalife e da atividade física no mínimo três vezes na semana. A desconfiança levou-me a fazer exames que confirmara o diagnóstico.

Afinal, o que é Hipotiroidismo? E Hipertiroidismo?

Diagnóstico:
O diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireóide. Níveis elevados de TSH e baixos dos hormônios da tireóide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireóide caracterizam o hipertireoidismo.
A tiróide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço, logo abaixo do pomo de adão e junto à traquéia. Ela é responsável pela produção de dois hormônios: a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Para produzi-los, a tiróide necessita de iodo, um elemento químico existente nos alimentos e na água. A tiróide capta o iodo e o processa para produzir o T3 e o T4. Esses hormônios controlam a velocidade com que as funções químicas do organismo ocorrem (taxa metabólica).
A tiróide atua em conjunto com outras duas glândulas localizadas no cérebro: a hipófise e o hipotálamo. A hipófise produz o hormônio tireoestimulante (TSH), que, como o próprio nome diz, atua como um gatilho, acionando ou desestimulando o funcionamento da tiróide. Quando a quantidade de hormônios tiroidianos circulantes no sangue atinge uma determinada concentração, a hipófise reduz a produção do TSH e vice-versa. Trata-se de um mecanismo de controle por retroalimentação (feedback) negativa.
.
No meu caso, a taxa de TSH estava 10,39ui/ml, enquanto o limite é 4,2 uiml. Isso inibia Tireóide e a produção dos hormônios, desestabilizando meu metabolismo, aumentando meu peso.

- O hipotiroidismo é uma condição endócrina caracterizada pela diminuição da quantidade dos hormônios tiroidianos no organismo, que pode ser temporária ou definitiva.

- O hipertireoidismo é um problema no qual a glândula da tireoide produz hormônio em excesso. Esse problema também é conhecido como tireoide superativa.O hipertireoidismo ocorre quando a tireoide produz grandes quantidades dos hormônios em um período curto (agudo) ou longo (crônico) de tempo.

Sintomas:

a) Hipotireoidismo
* Cansaço;
* Depressão;
* Adinamia (falta de iniciativa);
* Pele seca e fria;
* Prisão de ventre;
* Diminuição da frequência cardíaca;
* Decréscimo da atividade cerebral;
* Voz mais grossa como a de um disco em baixa rotação;
* Mixedema (inchaço duro);
* Diminuição do apetite;
* Sonolência;
* Reflexos mais vagarosos;
* Intolerância ao frio;
* Alterações menstruais e na potência e libido dos homens;
* Aumento de peso – diminuição do metabolismo.

b) Hipertireoidismo
* Hiperativação do metabolismo;
* Nervosismo e irritação;
* Insônia;
* Aumento da frequência cardíaca;
* Intolerância ao calor;
* Sudorese abundante;
* Taquicardia;
* Perda de peso resultante da queima de músculos e proteínas;
* Tremores;
* Olhos saltados;
* Bócio;
* Comprometimento da capacidade de tomar decisões equilibradas.

Causas:
a) Hipotireoidismo
* Tireoidite de Hashimoto, uma doença auto-imune que provoca a redução gradativa da glândula;
* Falta ou excesso de iodo na dieta.
b) Hipertireoidismo
* Doença de Graves, doença hereditária que se caracteriza pela presença de um anticorpo no sangue que estimula a produção excessiva dos hormônios tireoidianos;
* Bócio com nódulos que produzem hormônios tireoidianos sem a interferência do TSH, hormônio produzido pela hipófise.

Tratamento:
Em ambos os casos o tratamento deve ser introduzido assim que o problema é diagnosticado e depende da avaliação das causas da doença em cada paciente.
No hipotireoidismo, deve começar de preferência na fase subclínica com a reposição do hormônio tireoxina que a tireóide deixou de fabricar. Como dificilmente a doença regride, ele deve ser tomado por toda a vida, mas os resultados são muito bons.
No hipertireoidismo, o tratamento pode incluir medicamentos, iodo radioativo e cirurgia e depende das características e causas da doença. Deve começar logo e ser prescrito principalmente na 3ª idade a fim de evitar a ocorrência de arritmias cardíacas, hipertensão, fibrilação, infarto e osteoporose.

Recomendações:
* Não se assuste com a idéia de epidemia de problemas na tireóide. Avanço nas técnicas de diagnóstico explica o aumento do número de casos;
* A ingestão regular do iodo contido no sal de cozinha evita a formação de bócio;
* A dosagem do TSH deve ser medida depois dos 40 anos com regularidade;
* Hormônios tireoidianos não devem ser tomados nos regimes para emagrecer (produzem maior queima dos músculos do que de gordura);
* Procure adotar uma dieta alimentar equilibrada. É engano imaginar que o hipotireoidismo seja fator responsável pelo ganho de peso, porque as pessoas costumam ter menos fome quando estão com menor produção dos hormônios tireoidianos;
* Atividade física regular é indicada nos casos de hipotireoidismo, mas contra-indicada para pacientes com hipertieoidismo;
* Fumar é desaconselhável nos dois casos;
* Não minimize o mau funcionamento da tireóide. Discuta com o médico a melhor forma de tratamento para seu caso e siga suas orientações.
 
OBS: dicas do Dr. Drauzio Varella.