domingo, 25 de março de 2012

AFINAL, O QUE É MENOPAUSA?




Que coisa, fiz aniversário e estou mais perto dessa tal fase feminina. Todos dizem que é cedo para me preocupar, mas não concordo, pois A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO, já dizia minha avó.

Decidi pesquisar um pouco mais para saber como agir desde agora, pois receitinha e dicas é que não faltam.

A menopausa é a última menstruação espontânea das mulheres. Ocorre, pois os óvulos deixam de produzir as ovulações. Não havendo mais óvulos nos ovários, os hormônios ESTROGÊNIO e PROGESTERONA deixam de ser produzidos.

ESTROGÊNIO: é diretamente relacionado com o desenvolvimento dos órgãos sexuais femininos - o que difere a mulher do homem- é ele que nos dá todas as características femininas. Está em maior quantidade no corpo durante a primeira metade do ciclo menstrual e colabora para que o humor fique mais estável – ACHO QUE ESTOU EM FALTA DESSE HORMÔNIO, POIS...

PROGESTERONA:é mais relacionado à gravidez - responsável por preparar o útero para receber o embrião e produção do leite. Devido essa função, está mais presente na segunda metade do cilclo menstrual. É O GRANDE VILÃO DAS VARIAÇÕES DE HUMOR, DE CARÊNCIA E DE INTRSPECÇÃO, sendo o protagonista da famosa TPM – ESSE TENHO EM EXCESSO...

Geralmente a menopausa ocorre perto dos 50 anos de idade – antes dos 40 é considerada prematura (perimenopausa), depois dos 52, tardia (pós-menopausa precoce ou tardia). AI, ESTOU COM 43!

SINTOMAS: são variáveis de acordo com cada organismo. Os mais comuns são:

- ciclos menstruais irregulares – tanto nos intervalos, quanto no tempo e quantidade de sangramento;

- ondas de calor – fogachos a qualquer hora do dia, interferindo no sono (suores noturnos), causando fadiga, diminuição de memória, irritabilidade e humor depressivo.

-ressecamento de vagina;

- outros que o médico pode identificar.

MULHERES NESSE PERÍODO FICAM MAIS PROPENSAS À OSTEOSPOROSE, INFARTO DO MIOCÁRDIO E DERRAMES CEREBRAIS (agora fiquei com medo).

PREVENÇÃO:

- exames habituais como taxa de colesterol, triglicerídeos, glicose, mamografia e funcionamento da Tireóide;

- praticar atividades físicas regularmente;

-alimentação saudável - principalmente produtos à base de soja (dá-lhe HERBALIFE – ingrediente básico é proteína isolada da soja), chá de hortelã, inhame , mandioca, batata doce, linhaça.

TRATAMENTO: alguns médicos são favoráveis à reposição hormonal para aliviar os sintomas, outros não – SE OS PRÓPRIOS MÉDICOS NÃO SE ACERTAM, COMO VOU TER CERTEZA SE FAÇO OU NÃO? Quando chegar a época, é claro!!!!!!!!!!!!

CONCLUSÃO: não vou me estressar, já faço todas as dicas da prevenção – uso os produtos da HERBALIFE – praticamente todos, principalmente o Shake, a Proteína Isolada da Soja e o Herbalifeline(ômega 3). E se der fogachos, vou para frente do ventilador rsrssr.



2 comentários:

  1. Olá Anaúra!
    Também estou com 43 anos, mas entrei na menopausa com 39! Isso mesmo: 39 anos!! Fogachos? tive muitos, mas duraram aproximadamente 1 ano, depois passou. Já engordei 8kg, agora estou emagrecendo. Fui diagnosticada, ano passado, com osteopenia e estou em tratamento. Faço musculação e aeróbico 3 vezes por semana, há mais de 2 anos. Cuido da alimentação e saúde.Hoje posso dizer que estou melhor, mas sei que ainda tenho muuuito que melhorar!!
    bjks
    driesmaltes.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dri!
    Faz poucos dias, uma menina de 39 anos postou em minha pesquisa sobre o FIBERBOND, que entrou na menopausa aos 35 anos. Ela conseguiu te passar a perna rs. É normal mulheres que entram na manopausa terem problemas ósseos,devido a diminuição da absorção do cálcio consumido. Descobri que os sintomas que eu tinha não eram relacionados à pré-menopausa e sim ao hipotiroidismo (veja minha postagem sobre o assunto). Os sintomas são bem parecidos, já que a tireóide também mexe com nossos hormônios.Faço uso de levotiroxina a pouco mais de um mês e me sinto bem melhor. Realmente, o controle alimentar e exercícios físicos são nosso maiores aliados. Na verdade, foi graças a esse controle que demorei a descobrir meu problema. Se eu fosse sedentária e relaxada já pesaria uns 80 quilos, pois a taxa do TSH (que controla a tireóide) estava 3 vezes acima do máximo permitido. E não perca o contato comigo.Gostaria de saber das suas experiências. Essa troca de informações me ensinam muita coisa. Bjk!
    Anaúra

    ResponderExcluir